Como chegar ao alto grau de pureza do mel

You are currently viewing Como chegar ao alto grau de pureza do mel
Mel produzido pela coofamel com alto grau de pureza

O mel é um superalimento natural obtido a partir do néctar das flores e enzimas das abelhas. Possui inúmeras propriedades nutritivas e terapêuticas que beneficiam muito a nossa saúde.

No entanto, para aproveitar todas as suas propriedades, é preciso ficar atento ao grau de pureza do mel. Muitos produtos possuem grau de umidade superior ao recomendado, o que prejudica sua durabilidade, sem falar dos que recebem aditivos como açúcares.

São muitas as variáveis que interferem no grau de pureza do mel, a começar pelo manejo correto durante a colheita. A qualidade do produto pode ser muito prejudicada caso não se tenham todos os cuidados necessários, desde o apiário até o transporte do mel.

A seguir, falaremos sobre as principais práticas para chegar ao alto grau de pureza do mel.

Boas práticas para chegar ao alto grau de pureza do mel

Assim como as abelhas, os apicultores devem tomar todos os cuidados com o manejo das colmeias e armazenamento do produto. As abelhas produzem e armazenam o mel de forma a conservá-lo por um longo período.

O manejo durante a colheita é a primeira fase crítica do processo de obtenção do mel. Afinal, nesta etapa ele ficará exposto às condições ambientais que podem interferir em sua qualidade final. Por isso, é necessário realizar todos os procedimentos adequados para garantir as suas propriedades originais e assim chegar ao alto grau de pureza do mel.

A seguir, trazemos as boas práticas para chegar ao alto grau de pureza do mel:

  • higiene dos materiais apícolas: antes de tudo, é muito importante se preocupar com as vestimentas apícolas limpas e adequadas e os materiais utilizados na colheita. Se possível, é interessante que o apicultor utilize uma vestimenta para a colheita e outra para realizar os demais serviços do apiário. Os equipamentos (fumigador) e instrumentos (desoperculador) devem estar limpos e serem usados apenas no manejo da colheita. Assim, evita-se a contaminação do mel por substâncias presentes nestes utensílios, como agentes patogênicos.
  • condições climáticas: é muito importante realizar a colheita em dias ensolarados e preferencialmente entre 9 e 16 horas. Para evitar aumentar o nível de umidade do mel, é fundamental que ele não seja colhido em dias chuvosos ou com alta umidade do ar. Também é importante evitar expor as melgueiras ao sol por longo período para não aumentar o do teor de hidroximetilfurfural (HMF) no mel, que indica que o mel foi superaquecido ou que está envelhecido.
  • utilizar o fumigador adequadamente: o mel é muito sensível aos odores do ambiente, por isso, é importante usar o fumigador adequadamente quando for retirar os quadros com o produto. Caso contrário, pode ficar com gosto e cheiro de fumaça, alterando o grau de pureza do mel. Sempre deve-se usar produtos de origem vegetal que não liberam nenhum odor quando queimados. É importante não aplicar a fumaça diretamente sobre os quadros, mas direcionando-a paralelamente à melgueira, sempre em quantidade mínima, fria e livre de fuligem.
  • colher sempre o mel maduro, com no mínimo 90% de seus alvéolos operculados: os quadros só devem ser retirados quando no mínimo 90% estiverem operculados, indicando que o percentual de umidade está adequado. Quadros que apresentam crias ou excesso de pólen, ainda não foram operculados pelas abelhas. Se a umidade do mel não estiver no percentual adequado pode ocorrer a proliferação de leveduras, fazendo com que ele estrague com mais facilidade.
  • utilizar pranchas de inox para colocar as melgueiras: jamais colocar as melgueiras coletadas no chão. Deve-se utilizar um suporte, onde será colocada uma prancha de inox ou uma tampa nova de colmeia.
  • cuidado com o transporte: finalmente, para chegar ao alto grau de pureza do mel, deve-se ter muito cuidado com o transporte das melgueiras, evitando acidentes com a carga. As melgueiras devem ser amarradas e o veículo conduzido com cuidado. Além disso, o veículo deve estar limpo e sem nenhum tipo de resíduo que possa contaminar o produto. O piso deve ser revestido com material limpo. Cobrir as melgueiras com uma lona evita que elas sejam contaminadas por poeira. Outro cuidado importante é evitar expor o carregamento ao sol por períodos prolongados, o que pode influenciar no grau de pureza do mel.

Aderir a essas boas práticas durante a colheita, garantirá que o mel terá um grau de pureza mais elevado. Dessa forma, o produto preservará todas as suas propriedades terapêuticas naturais e terá  aceitação e valorização no mercado!

Deixe um comentário