O que é um mel cru – não pasteurizado

O que é o mel cru
Post sobre o mel cru

O mel cru é um alimento delicioso usado pelo homem desde a pré-história, por isso, tem um papel fundamental para a humanidade. Além de ser uma opção muito saborosa para adoçar os alimentos de forma natural, também traz inúmeros benefícios para a  saúde.

O mel cru possui qualidades únicas porque não é pasteurizado, ou seja, não passa por um processo de aquecimento e rápido resfriamento. Ele é apenas filtrado para retirar as impurezas e dessa forma, mantém suas propriedades naturais benéficas.

Se você está curioso para saber um pouco mais sobre o mel cru – não pasteurizado, continue lendo este artigo. Nele falaremos sobre o que é o mel cru, o que diferencia ele do mel comum e de todos os seus benefícios para a nossa saúde.

O que é mel cru – não pasteurizado?

Em um primeiro momento todos os méis são crus, pois eles são produzidos e mantidos na colmeia, dentro dos favos. Ali não há aquecimento nem adição de substâncias externas.

O mel deixa de ser cru e puro quando ele é excessivamente manipulado e processado. Dessa forma, perde-se o seu aroma e as suas principais propriedades nutricionais e medicinais.

Então o mel cru – não pasteurizado é aquele que não passou por nenhum processo de aquecimento ou adição de produtos como  açúcares ou água. O mel cru é apenas o néctar das flores associado a enzimas adicionadas pelas abelhas e desidratado, que serve de alimento para as abelhas.

Os apicultores apenas filtram o mel para retirar as partículas mais grosseiras, como pedaços de plantas, cera de abelha, favo de mel, etc. Mas ele não passa por nenhum processo térmico e não recebe adição de outras substâncias.

Por isso, no mel cru pode ser encontrado um pouco de pólen, pedaços do favo, própolis e cera, o que acaba por conservar melhor as características naturais do produto.

O que diferencia o mel cru – não pasteurizado do mel comum?

Mas como saber quando o mel é cru – não pasteurizado e quando ele é um mel regular? Muitas vezes apenas olhando você já consegue diferenciar, pois se colocar um pote de cada lado a lado, verá que o mel cru é muitas vezes mais opaco e nebuloso.

No entanto, a diferença não pára por aí. O mel não pasteurizado possui vitaminas, minerais, aminoácidos, antioxidantes e enzimas digestivas essenciais aos seres humanos.

O mel que passa pela pasteurização perde parte dessas propriedades que acabam sendo perdidas ou tendo seus efeitos salutares reduzidos. Sem falar que o mel pasteurizado em muitas vezes contêm adoçantes como xarope de milho e xarope de arroz integral, com o intuito de reduzir seu custo. 

Benefícios do mel cru – não pasteurizado para a saúde

O mel cru – não pasteurizado é rico em fitoquímicos, como o betacaroteno e o licopeno que são potentes antioxidantes, capazes de proteger as células do nosso organismo contra os efeitos nocivos do excesso de radicais livres. Além disso, possui a enzima amilase, que ajuda na digestão de alimentos ricos em amido.

Ele também possui uma enzima que produz peróxido de hidrogênio, sendo assim um agente antimicrobiano e usado para tratar feridas, queimaduras e para curar cicatrizes.

 

Deixe um comentário