Mel e saúde

mel e saude
mel é muito bom para saúde

Mel e saúde: Ele é mesmo um superalimento?

Mel e saúde: quais benefícios o alimento apresenta para nosso organismo? Ele cura mesmo gripes e resfriados? Faz mal ou faz bem à saúde? As abelhas fazem e nós ensinamos você como aproveitar o mel. Assim você cuida do seu corpo sem exagerar no consumo.

Para a pele, para a garganta ou para o coração… O mel é um dos melhores presentes que a natureza deu para o homem.

Além de ser delicioso, o mel também é um alimento rico em nutrientes essenciais para nosso corpo. . Ainda é remédio natural para ajudar a tratar várias enfermidades e ótimo creme para agir contra os sinais da idade na pele.

Se você tem dúvidas sobre o mel, quer saber como ele pode beneficiar a sua saúde e como incluir em sua dieta , está no destino certo.

Neste artigo você vai encontrar: “Os benefícios do mel para a saúde’ e descobrir se ‘O mel é proibido para diabéticos’. Além disso, você vai ver também ‘Como incluir o mel em sua alimentação’.

 

Os benefícios que o mel traz para a saúde

Antes de mais nada, pense em quantas vezes este docinho esteve presente em sua vida.

Quem nunca tratou uma dorzinha de garganta com própolis e mel? Quem nunca pensou em substituir açúcar por mel em algum momento na vida?

O mel, além de ser doce e delicioso, é sim um ‘Superalimento’. Aliás, algumas fontes mencionam até trinta benefícios do mel para a nossa saúde.

E este alimento é tão completo porque possui mais de duzentas substâncias em sua composição e um alto valor nutricional.

Dentre os benefícios mais conhecidos do mel para nossa saúde estão:

  • Poder antioxidante:

O mel é um dos alimentos mais poderosos para livrar nossas células dos efeitos da oxidação.

Em suma, isso significa que ele é altamente eficaz para prevenir o envelhecimento das células. Não apenas combate o surgimento de doenças degenerativas como fortalece a imunidade. Assim as defesas de nosso corpo tem mais capacidade de resposta contra doenças infecciosas.

  • Reduz a pressão arterial e colesterol

Este benefício tem ligação direta com o anterior.

Devido à sua ação antioxidante em nosso organismo, o mel é um grande aliado no combate e auxílio no tratamento de doenças cardíacas.

Isso acontece conforme ele elimina o sódio em excesso em nosso corpo, em decorrência da presença do potássio em sua composição.

  • Auxilia no sistema imunológico

Todas essas substâncias presentes na composição do mel tornam este alimento muito eficaz para fortalecer o sistema imunológico no geral.

Isso porque ele tem alto poder cicatrizante, possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Ou seja, manda as doenças para bem longe de nós.

  • Alivia sintomas de gripe e resfriado

Lembra-se no início do artigo, quando comentamos sobre a “gripe tratada com mel”?

Retomando ao assunto, ele é um remédio natural para tratamento de gripes e resfriados.  Nesse sentido, o mel ajuda a aliviar a dor de garganta, as tosses constantes e a descongestionar o nariz.

Suas substâncias agem protegendo as mucosas da garganta e, com isso, melhora a irritação em todo sistema respiratório.

  • É fonte de energia para o dia-a-dia e controla a ansiedade

O mel é rico em proteínas e açúcares, isto é, substâncias diretamente conectadas à energia e disposição do nosso corpo para enfrentar a rotina.

Além disso, ele potencializa a produção da serotonina no organismo. É através desse hormônio que temos o equilíbrio do humor e vitalidade. Em síntese, o mel contribui para regular as mudanças no comportamento causadas pelo transtorno de ansiedade e depressão. 

O mel é proibido para quem é diabético?

Infelizmente, sim. O mel não é tão docinho à toa.

Mesmo que seja um alimento natural, ele é rico em açúcares (frutose e glicose), que aumentam o índice glicêmico no sangue. Ele ainda é “menos doce” do que o açúcar, mas pode levar a complicações no controle da doença.

Portanto, se você tem diabetes, consulte o seu médico antes de qualquer mudança na dieta.

No entanto, se você não consegue manter distância do docinho, o mel pode ser uma ótima opção. Nesse sentido, ele é uma das melhores alternativas para o açúcar comum.

 No entanto, recomendamos mesmo consultar o seu médico. Tire suas dúvidas sobre o consumo do mel em sua rotina para apreciar um pouco essa maravilha.

Mesmo para quem não é diabético, não é recomendado consumir em excesso, justamente pelo fato de conter açúcares simples em excesso na composição.

Em contrapartida, se você pratica atividades físicas, o mel pode ser uma excelente fonte de energia. Fale com um nutricionista e conheça os benefícios.

 

Como incluir o mel em sua alimentação?

Gosta de comer mel puro ou no pão? Então, aprecie com moderação. Contudo, por ser bastante doce, você pode ter dificuldade em encontrar um meio de colocá-lo em sua alimentação, sem ser através das sobremesas.

Porém, a boa notícia é que é possível incluir mel em sua dieta saudável e fazer receitas muito apetitosas.. 

Aqui vão algumas sugestões:

  • Substituir o açúcar

O mel é rico em açúcares simples, mas ainda possui menos calorias do que o açúcar normal.

Isso o torna a opção perfeita para quem quer fazer uma sobremesa gostosa, mas não muito pesada.

Lembrando que não é ideal consumir em grandes quantidades, assim como qualquer doce.

  • Em algumas saladas

Está em dúvidas se essa combinação dá certo? Saiba que nada é tão saboroso e nutritivo quanto uma saladinha regada ao molho de mel e limão. Igualmente delicioso é o mel com vinagre balsâmico. 

A receita para fazer o molho é bem simples, rápida e é ideal para quem incluir os benefícios do mel e balancear as refeições.

O mel também combina bastante com o sabor da mostarda para acompanhar a sua salada.

  • Como geleia no café da manhã

A melhor opção para começar o seu dia com energia e disposição para enfrentar suas tarefas é utilizando o mel como uma geleia no café da manhã.

É opção natural, sem os efeitos nocivos dos industrializados. Sem dúvida é uma alternativa deliciosa e super nutritiva para passar no pãozinho, na torrada e na panqueca.

  • Hora de colocar o mel na sua vida!

Enfim, mais de duzentas substâncias combinadas a um alimento natural só poderiam resultar em um superalimento.

Dessa forma, neste artigo você notou que o mel é um daqueles itens que, consumido em quantidade moderada, traz inúmeras vantagens para nosso organismo. Certamente nos ajuda a controlar ansiedade, pressão arterial, colesterol e fortalecer o sistema imunológico.

Agora, conte para nós: Você já conhecia todos esses benefícios e sabia como incluir o mel em sua alimentação? . 

Deixe um comentário