A importância das abelhas

a importância das abelhas
Abelhas são importantes para a vida humana

A importância das abelhas é maior do que a maioria das pessoas pensa. A vida humana, em certo grau, depende da vida das abelhas. Elas contribuem para formar frutos mais bonitos e suculentos, e dispor maior quantidade de alimentos para encher  nossas mesas. Tudo através da polinização.

A saber, a polinização é uma das principais formas de reprodução das plantas que tem flores e produzem sementes e frutos. Pois é! Embora sejam mais conhecidas pela produção de mel, as abelhas prestam serviços benéficos para a humanidade.

Inclusive, há uma frase atribuída a Albert Einstein que resume esses serviços: “Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência.”

A princípio isso pode parecer alarmista, mas é uma previsão muito séria. Para descobrir o porquê, basta conhecer a importância das abelhas para nós e para o meio-ambiente. Vamos lá?

A importância das abelhas para a vida

As abelhas são essenciais para termos espécies vegetais e animais preservadas, além de alimentos suficientes para nossas mesas todos os dias.

De fato, elas são responsáveis pela produtividade referente a dois terços dos alimentos do mundo. São as polinizadoras mais eficazes do tomate, abóbora e frutas vermelhas, por exemplo.

O morango chega mais bonito, suculento e com um vermelho mais intenso  à sua mesa graças à polinização. 

a importância das abelhas
As abelhas são importantes não somente para as florestas, mas também para o cultivo de alimentos. A maioria das lavouras exige a polinização das abelhas para ter uma produtividade maior e produtos de maior qualidade. Em outras palavras, o café que você toma toda manhã dependeu muito das abelhas para chegar até sua casa em todo o seu sabor e aromas.. As abelhas são as principais polinizadoras de quatro das maiores culturas do Brasil: soja, café, laranja e maçã.

A importância das abelhas para os pequenos produtores

Por causa da produção de mel, própolis e geleia real, elas ajudam a empregar milhões de pessoas. Só no nosso país, existem mais de 100 mil apicultores e 2 milhões de colmeias. Em 2021, a nossa produção foi de mais de quarenta mil toneladas de mel.

A importância das abelhas para o meio ambiente

As abelhas são importantes para a sobrevivência de muitas espécies. Do mesmo modo, são fundamentais para a manutenção de ecossistemas inteiros. Elas são as principais polinizadoras do planeta. Em outras palavras, podemos afirmar que é graças a elas que muitas plantas podem se reproduzir e se proliferar nas fazendas e florestas. Isso mesmo! Grande parte das plantas que enchem os nossos olhos quando vamos a uma área verde, dependem muito das abelhas para a sua reprodução e fortalecimento.

Como funciona a polinização

Trata-se da maior contribuição das abelhas ao nosso planeta. Vamos entender como  funciona a polinização pelas abelhas e por que ela é tão importante? O sagui, por exemplo, consegue se alimentar de frutas e plantas por causa do trabalho de polinização das abelhas. Além do mel, as abelhas também se alimentam de pólen. E, quando buscam o néctar nas flores, os grãos de pólen acabam grudando em suas perninhas. Indo de flor em flor, a abelha transporta o pólen de uma planta para outra. Nesse momento há o que chamamos de polinização cruzada, que gera a fecundação, e, posteriormente, formação do fruto e sementes. Seja como for, esse processo pode acontecer tanto em uma floresta quanto em uma lavoura. O tomate que vai no seu sanduíche, por exemplo, é uma cultura que se beneficia muito das abelhas. Analogamente, esse processo acontece na natureza para renovação e fortalecimento genético. Dessa forma, o fruto que serve de alimento para um animal, conduz a semente dessa planta a outro lugar. Dessa semente teremos uma nova planta, que dará mais frutos e sementes, e tudo isso com a participação fundamental das abelhas.

A importância das abelhas para o equilíbrio ambiental

As abelhas também servem como bioindicadores da poluição em um ambiente. Isso quer dizer que elas tem contato com os sinais de um problema ambiental antes mesmo do homem. As abelhas viajam muito em busca de água e comida para a sua colmeia. No caminho elas retêm no corpo partículas de todo o trajeto. Quando analisamos essas partículas é possível saber se a área está com problemas ambientais. Agora você já pensou se, do dia para a noite, dois terços de todos os alimentos do planeta somem? É isso que aconteceria sem as abelhas. Afinal, elas são importantíssimas e algumas espécies já foram incluídas na lista de animais ameaçados de extinção.

Como os agrotóxicos e mudanças climáticas ameaçam as abelhas.

Os defensivos agrícolas são os mais perigosos para a vida das abelhas. Mesmo em quantidades pequenas, podem fazer populações inteiras morrer. Alguns agrotóxicos causam a morte instantânea das abelhas.  Só para ilustrar, no Rio Grande do Sul, um dos principais produtores de mel do país, mais de 50 milhões de abelhas morreram em apenas um mês por causa de agrotóxicos utilizados na lavoura de soja. Não somente os defensivos ameaçam a existência das abelhas, mas as mudanças climáticas também. As mudanças no clima vêm gerando picos de temperatura cada vez mais elevados e frequentes.  Por consequência, essas alterações provocam grandes impactos na vida das abelhas. Desse modo, sem temperaturas mais adequadas no período, elas não conseguem alimento nem tampouco se reproduzir. Por isso, algumas espécies de abelhas já estão em risco de extinção na América do Norte, como a Bombus franklini.

Agora, o que fazer para preservar as abelhas?

A princípio os pesquisadores sugerem criar e manter habitats que oferecem abrigo adequado. Nesse sentido árvores e arbustos permitem que as abelhas fujam do calor. Acima de tudo as ações para diminuir o aquecimento global e o impacto dos defensivos devem ser consideradas. Entretanto existem iniciativas que podemos fazer em casa. Em primeiro lugar podemos criar canteiros com flores nativas e evitar o uso de pesticidas. Seja como for, lembra da frase atribuída a Albert Einstein? Ele afirmou: “Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência.” Então, depois do que vimos, não tem como discordar, não é? Faça a sua parte, se não pelas abelhas, por você e sua família!

Deixe um comentário