Mel é um alimento funcional

You are currently viewing Mel é um alimento funcional
Qualidades do mel como um alimento funcional

O Mel é um alimento funcional. Não há dúvidas. Sabemos que a alimentação equilibrada é fundamental para manter a saúde e prevenir doenças. Existem alguns alimentos especiais que oferecem componentes ativos. Esses alimentos previnem e reduzem o risco do desenvolvimento de várias doenças.

São chamados alimentos funcionais. Para aproveitar todos os seus benefícios, é necessário consumi-los regularmente. O mel, além de ser delicioso, é um alimento funcional.

É de consumo milenar, utilizado desde a antiguidade. O ser humano descobriu isso há muito tempo. O mel fortalece e tem poder de curar. As abelhas produzem o mel através do néctar das flores e enzimas . De fato é um excelente adoçante natural. Sem dúvida é um alimento que oferece muita energia. Diga-se de passagem que, proporcionalmente, o mel adoça mais que o açúcar com menos calorias. Além disso, o mel tem mais sabor e mais nutrientes.

Ademais o mel é o único alimento completo que não apodrece! Suas características únicas impedem o crescimento de  micro-organismos. Sem falar em suas propriedades antioxidantes e prebiótica. Por todas essas propriedades e outras que mencionaremos no decorrer deste artigo, é que o mel tem a classificação de um alimento funcional.

De acordo com a ciência moderna, a alimentação funcional fortalece o organismo e reduz o risco de aparecimento de doenças. Dessa forma, quando você inclui na sua dieta alimentos funcionais as chances de ter doenças simples como uma gripe e outras mais graves diminui. Ainda, podemos considerar que ajuda a não ter os gastos com remédios, consultas e exames.

Mas, o que é um alimento funcional?

Além das suas funções nutricionais básicas, o alimento funcional é aquele que possui substâncias benéficas para a saúde. Dessa forma esses alimentos podem ajudar a prevenir e tratar  inúmeras condições de saúde. Em princípio podemos prevenir doenças crônicas degenerativas como o câncer, má digestão, prisão de ventre,  e depressões leves.

Ou seja, alimento funcional é aquele que, além de nutrir o organismo também o protege.

É muito importante ressaltar que os alimentos funcionais não servem como medicamentos. Assim, se quiser aproveitar todos os benefícios, consuma de maneira regular. Não apenas faça atividades físicas,  mas hidrate-se bem, descanse bem e consulte periodicamente seu médico.

Por fim, além do mel, existe uma grande quantidade de alimentos funcionais. Esses alimentos oferecem não só sabor, mas também nutrientes e energia para o bom funcionamento do corpo.

Por que o mel é um alimento funcional?

O mel é um alimento funcional principalmente pelos seus compostos fenólicos. A maioria desses compostos estão na forma de flavonoides que tem ganhado destaque como componente funcional. Os flavonoides são compostos bioativos com uma enorme gama de atividades biológicas. Dentre essas atividades biológicas destacam-se as propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antialérgicas e ação vasodilatadora.

Além de sua alta ação energética, o mel possui diversas enzimas, vitaminas e elementos químicos. Todos esses componentes são fundamentais para que o corpo humano funcione bem. Dessa forma, o mel pode proteger o fígado, fortalecer o sistema nervoso, desintoxicar o organismo e ajudar na digestão. Assim também é um excelente antisséptico e facilita o funcionamento do intestino, além de contribuir para o tratamento de doenças respiratórias, como asma e bronquite.

Surpreendentemente o mel também é um aliado na manutenção da saúde intestinal. Assim, com o consumo regular, tem-se um melhor funcionamento e previne-se casos de diarreia e prisão de ventre.

Ao passo que o intestino funciona bem com o consumo habitual de mel e ingere-se fibras, as bactérias do bem trabalham melhor para nos proteger. Nesse sentido elas impedem que micro-organismos ruins do intestino se espalhem pelo nosso corpo. Só para ilustrar, algumas pesquisas inclusive apontam que algumas bactérias são sensíveis à ação do mel.

Funcional para o bem estar emocional

Em tempo, sabia que o mel contém triptofano? O triptofano é um aminoácido essencial. É utilizado pelo cérebro junto com a vitamina B3 —a niacina —, para ajudar o corpo a produzir a serotonina. Uma vez que o triptofano é um precursor da serotonina (relacionada ao humor e bem-estar), é popularmente conhecido como hormônio da felicidade.

Ao passo que mais de 90% da serotonina é produzida no intestino, a ingestão habitual de mel colabora com um melhor bem estar. Desse modo, ao consumi-lo regularmente, podemos perceber mais disposição física e emocional, além da sensação de prazer.

Alimento Funcional para todos

Para finalizar, o mel é uma excelente fonte de energia importe para crianças, atletas e idosos. Alimenta o sistema muscular, principalmente os músculos do coração. Já a frutose, vai para o fígado na forma de glicogênio para ser utilizada quando o organismo precisar.

Assim, por todas essas propriedades, o mel é um alimento funcional de destaque. Não há dúvidas de que temos excelentes motivos para consumi-lo diariamente. Apesar disso, devemos lembrar que é um alimento calórico e o seu consumo deve ser calculado para evitar o sobrepeso. Em caso de dúvida consulte um(a) nutricionista ou médico(a).

Cristalização do mel puro

Também é importante ressaltar que, quando o mel é puro, ele pode cristalizar sim. Cristaliza principalmente em função da temperatura em que o armazenamos. Isso é natural quando o mel é puro, ao contrário do que muitos pensam. A cristalização do mel puro ocorre quando as moléculas de glicose se separam da frutose. Isso faz com que a glicose se transforme em pequenos cristais. Se isso ocorrer, devemos colocá-lo em banho maria, em uma temperatura máxima de 40 graus. A opção mais tranquila é simplesmente deixá-lo ao sol por alguns minutos.

Mas atenção, se você aquecer acima de 40 graus o mel pode perder qualidade. Por certo, também é importante lembrar que uma colher de açúcar possui em torno de 40 calorias enquanto a mesma medida de mel contém apenas 25 calorias. Além de ter um potencial adoçante maior que o do açúcar, o mel contém muito mais nutrientes. Por isso, opte por adoçar os seus alimentos com mel. É muito mais saudável! Mas para aproveitar todos os seus benefícios, é fundamental ter uma alimentação balanceada!

Deixe um comentário