Aproveitamento total na produção do mel

nada se perde na produção do mel
Tudo na produção de mel tem a sua utilidade, desde a cera à própolis

O homem extrai o mel das abelhas desde a pré-história. Inicialmente, utilizava-se de meios predatórios, não se preocupando com o meio ambiente ou com o aproveitamento total na produção do mel.

Por que o aproveitamento é importante na produção do mel?

Atualmente, com a melhoria da técnica, o homem tornou-se capaz de aprimorar a eficiência do processo. Desse modo, protegendo as colmeias e desenvolvendo modos adequados de manejo, a apicultura se tornou mais eficiente e racional. É considerada, assim, uma atividade de baixo impacto ambiental.

Os produtos resultantes do aproveitamento total na produção das abelhas.

Conheça, a seguir, os principais produtos das abelhas, e como ocorre o aproveitamento total na produção do mel.

O mel.

O mel é um líquido doce e vistoso, produzido pelas abelhas e armazenado nas colmeias. As abelhas produzem o mel a partir do néctar das plantas. A cor do mel depende da florada de onde as abelhas coletam o néctar — varia entre tons de dourado e alaranjado.

O ser humano utiliza o mel como adoçante desde os primórdios. Além disso, estudos recentes demonstram que o mel possui efeitos benéficos à saúde. Isso ocorre, por exemplo, por conta da presença de anti-oxidantes, que previnem danos celulares e melhoram a saúde da pele.

A cera de abelha.

Similarmente, um produto das abelhas é a sua cera. As abelhas mais jovens liberam a cera de abelha, que parte de seu abdômen, e a utilizam para formar a estrutura das colmeias e dos favos.

Nesse sentido, a cera de abelha também é extraída e utilizada em cosméticos e medicamentos.

A geleia real.

Da mesma forma, a geleia real é um produto das abelhas, que a utilizam para alimentar as crias e as abelhas rainhas. Assim, o ser humano consome geleia real como um alimento rico em nutrientes. Por ser um alimento perecível, deve ser imediatamente armazenado em local próprio e refrigerado.

O Pólen.

As abelhas coletam o pólen das plantas e armazenam nas colmeias. O pólen serve como alimento proteico para as crias. Pode ser extraído, por exemplo, de algumas colmeias, e podemos consumi-lo como suplemento em pequenas quantidades.

A Própolis.

Por fim, a própolis é uma espécie de resina vegetal com ação anti-inflamatória e anti-microbiana. Nas colmeias, serve para protegê-las contra a ação de agentes externos. A própolis costuma ser utilizado para reforçar o nosso sistema imune e combater inflamações.

O aproveitamento total nos processos de produção.

Como vimos, o processo de produção do mel acaba por gerar inúmeros produtos úteis ao ser humano. Nesse sentido, vale ressaltar ainda que, ao longo de todo o processo, o que sobra é reaproveitado para o próximo ciclo de colheita.

Assim, podemos observar que os caixilhos voltam às melgueiras. Em seguida, devolvem-se as melgueiras às colmeias, e derrete-se a cera para utiliza-la para diversos fins. Por fim, o mel é envasado e o processo se reinicia.

Deixe um comentário