Teste do mel verdadeiro com iodo

You are currently viewing Teste do mel verdadeiro com iodo
artigo sobre como testar o mel verdadeiro com iodo

O teste do mel verdadeiro com iodo evita o consumo de mel adulterado.

As imitações de mel ou produtos misturados são mais comuns do que imaginamos. Quem sofre com essa prática é o consumidor, pois todos os benefícios do mel só serão aproveitados se ele for realmente puro.

Existe ainda o risco de o produto ser contaminado ou adulterado. Nesses casos, o mel pode causar desconforto abdominal, gastroenterite e até mesmo botulismo.

Primeiramente, vamos entender a diferença entre o mel puro e o mel pasteurizado. Em seguida, veremos como funciona o teste do mel verdadeiro com iodo.

Mel puro e mel pasteurizado: qual a diferença?

A princípio, as pessoas supõem que todo mel é igual. Na realidade, não é bem assim.

O mel pasteurizado passa por um processo de aquecimento e resfriamento rápido, sendo depois ultrafiltrado. Nesses casos, é normal que se adicionem também outros componentes ao mel, como água, açúcar e corantes.

Em princípio esse tipo de mel não cristaliza quando armazenado, e apresenta um número baixo de enzimas, vitaminas e minerais.

Por outro lado, o mel puro contém vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes. Ou seja, é nele que podemos encontrar todos os benefícios atribuídos ao mel. Por isso o mel de boa qualidade, como o da Coofamel, costuma ser apenas filtrado, não pasteurizado e não conter aditivos.

Teste do mel puro com iodo

Nesse sentido, existem vários testes para descobrir se o mel é puro ou não. Dentre eles, um teste bastante confiável é o do iodo que identifica a adição de amido no mel. Em seguida, veja como fazê-lo.

Para realizar o teste, você vai precisar dos seguintes itens:

  • Um copo comum.
  • Uma colher de sopa.
  • Tintura de iodo a 2%.

Primeiramente adicione ao copo uma colher de mel, e uma colher de água. Em seguida, adicione 2 gotas da tintura de iodo a 2% e misture bem.

Por fim, veja a variação de cor ocorrida. Se a variação for pequena ou inexistente, o mel é puro. Por outro lado, se ocorrer uma forte variação para a cor roxa, o mel é adulterado com adição de amido e pode fazer mal à saúde.

Assim, tendo em vista que o mel adulterado pode causar danos sérios à saúde, prefira o mel puro de boa qualidade.

Certificações

Em conclusão, acima de tudo, pesquise sobre o mel que você vai consumir. Existem muitas marcas de mel no mercado, muitas delas de confiança e tradição. Entretanto, todo cuidado é pouco quando se trata de um mercado tão rico e saudável como dos produtos apícolas..

O mel Oeste do Paraná, da Coofamel, tem a qualidade atestada pelo Selo de Inspeção Federal (SIF), e conta com produtos com Indicação Geográfica – Mel do Oeste. Nosso mel é puro e, com ele, você poderá obter todos os benefícios desse maravilhoso produto da natureza.

Deixe um comentário